Faça você mesmo o seu Grafite

Conheça a história do grafite e divirta-se criando o seu

DSCN3276
Na parede do cemitério São Pedro, localizado na Rua Rio de Janeiro no centro da cidade de Londrina, é possível ver essa expressão artística de forma intensa. Vários artistas anônimos utilizaram o muro como tela para desenhos incríveis e reflexivos

Como muitos sabem, o grafite é uma manifestação artística caracterizada pelo registro em paredes. Com resquícios no Império Romano, a prática do grafite tomou força na década de 1970 em Nova York. É uma manifestação ligada a cultura do Hip Hop que reflete a opressão da sociedade e principalmente, a realidade.

No Brasil, a arte se tornou forte no final da década de 1970 em São Paulo, o que originou a um grafite abrasileirado, reconhecido hoje por todo o mundo.

DSCN3281
O ato de pichar ainda é considerado um crime, depois da lei sancionada em 2001. Porém, esse tipo de pichação ainda é encontrado nas ruas de Londrina

O que as pessoas confundem é o grafite e a pichação. Enquanto o primeiro é baseado em desenhos e em toda uma estrutura para a construção da arte, o segundo é baseado em letras. Contudo, a pichação é hoje considerada como um ato de vandalismo, enquanto o grafite ganha cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.

Em 2001, foi sancionada a lei que proibia tanto o grafite como o ato de pichar. Com nova proposta e diferenciação dos dois, a nova lei descriminaliza o grafite, desde que seja num espaço em que o proprietário tem conhecimento e que valorize o patrimônio público. No entanto, a lei continua a punir aqueles que picham.

Depois de todas essas informações, ficou com vontade de grafitar, não é? Pois bem, clique no link abaixo, crie seu grafite e compartilhe com seus amigos!

Confira: http://graffiti.vukki.net/pt/#

 

Informações retiradas dos seguintes site:

http://brasilescola.uol.com.br/artes/grafite.htm, http://www.artistasnarua.com.br/textos/grafite-e-pichacao http://www.nonada.com.br/2011/05/nova-lei-diferencia-pichacao-e-grafite/ e http://www.doladodeca.com.br/2011/05/31/agora-e-lei-grafite-nao-e-crime/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s