É o bicho esse tal de Hip Hop

Entenda como surgiu esse movimento de balançar o esqueleto

DSCN3028[1]
O Break é uma vertente da cultura Hip Hop, caracterizado pelos movimentos no chão e no ar dos B-Boys e B-Girls

A cultura artística do Hip Hop é relativamente nova. Ela se iniciou na década de 1970 em Nova York, nas áreas de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas (mais especificamente ao sul de Bronx). O que motivou o surgimento desse movimento foi a necessidade que as comunidades sentiram em denunciar a violência nos guetos e expressar sua indignação com o preconceito que sofriam por isso.

Foi o DJ norte americano Afrika Bambaataa que trouxe a ideia do estilo musical do hip hop, unindo Funk, Rap e música eletrônica. Ele intencionava passar um pouco da cultura dos guetos norte americanos e unir a dança popular da época.  E daí surgiu o nome: Hip, que vem do inglês, quadril e Hop que significa salto e dança, criando o Hip Hop, uma dança para requebrar o quadril.

Bambaataa também foi responsável pelas várias gírias que podemos ver no Hip Hop. Aqui vai algumas delas:

Bembolado – Mistura de idéias

Chegar na humildade – Entrar sem diferença com ninguém

Lero Lero – Falação, conversa fiada

Fazer a correria – Realizar um projeto

Fazer a rima – Comunicar, passar a mensagem

Mandar um salve – Mandar lembranças

1000 (mil) Grau – Muito Legal, muito Louco

Outros símbolos da criação do Hip Hop foram o Dj Kool Herc, considerado por muitos o pai do Hip Hop e sua irmã, Cindy Campbell, que leva o título de Primeira Dama do Hip Hop. Confira abaixo algumas músicas desses trutas:

E quem manja a língua inglesa pode conferir esse vídeo do Dj e sua irmã nos dias de hoje mandando um salve pra galera e compartilhando um pouco a experiência deles pelo movimento Hip Hop:

O Hip Hop chegou ao Brasil na década de 80, época em que o estilo de dança Break era a febre do momento. Apesar de no inicio ter uma separação entre os chamados “breakers” e os rappers, o Hip Hop teve seu marco em 1988, com o lançamento do “Hip-Hop Cultura de Rua”, o primeiro registro fonográfico do Rap Brasileiro. Confira algumas figuras que fizeram parte desse marco histórico:

Código 13-

Thaíde & DJ Hum-

O Hip Hop continua firme e forte nos dias de hoje, com uma atitude que mistura o Rap, Break e o Graffiti dando esse bembolado que você pode conferir hoje. Se você ainda ficou curioso pra saber um pouco da história do Hip Hop assiste esse vídeo, que além de contar um pouco do surgimento dessa cultura, ainda dá um show na seleção musical. Não dá pra ficar parado né?

Se você quiser conferir mais gírias da galera do Hip Hop acesse esse site:

http://portaldasgirias.blogspot.com.br/2010/05/girias-de-hip-hop.html

 

Informações históricas do Hip Hop retiradas dos sites:

http://www.infoescola.com/artes/hip-hop/ , http://www.significados.com.br/hip-hop/ , http://origemdascoisas.com/a-origem-do-hip-hop/ , https://www.significadosbr.com.br/hip-hop , http://www.angelfire.com/ultra/centraldasletras/Historia.htm , http://www.dancanomundo.com.br/tipo_danca.php?modalidade=RGFu52EgZGUgUnVh

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s